sábado, 5 de dezembro de 2015

Hayao Miyazaki


Eu tenho um amor especial pelas obras do Hayao Miyazaki, o fato dele estar envolvido em algo, da forma que for, te faz saber que vai ser especial. Como até então eu não tinha dedicado tempo para ver todos os filmes do mesmo, hoje decidi que assistiria todos o mais rápido possível. E isso me fez decidir a fazer um post indicando as obras do mesmo, porque elas são simplesmente maravilhosas. Aliás, esse homem é maravilhoso.




2013 Estúdio Ghibli, Reino de Sonhos e Loucura [Personagem: Ele mesmo.]
2013 Vidas ao Vento [Autor da obra original, roteirista e diretor.]
2011 From Up on Poppy Hill [Roteirista.]
2010 Akage no An: Gurîn Gêburuzu e no michi [Animador.]
2010 O Mundo dos Pequeninos [Roteirista e produtor de Set.]
2008 Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar [Diretor e roteirista.]
2006 Contos de Terramar [Criador da ideia original.]
2004 O Castelo Animado [Roteirista e diretor.]
2001 A Viagem de Chihiro [Diretor e roteirista.]
1999 Meus Vizinhos, Os Yamadas [Produtor.]
1997 Princesa Mononoke [Diretor, montador e roteirista.]
1995 Sussurros no Coração [Roteirista, autor do storyboard  e produtor.]
1994 PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins [Criador da ideia original e produtor.]
1992 Porco Rosso: O Último Herói Romântico [Diretor, montador e roteirista.]
1991 Memórias de Ontem [Produtor de set.]
1989 O Serviço de Entregas da Kiki [Diretor, roteirista e produtor.]
1988 Meu Amigo Totoro [Diretor e roteirista.]
1986 O Castelo no Céu [Diretor, montador e roteirista.]
1984 Meitantei Holmes - Temporada 1 [Diretor.]
1984 Nausicaä do Vale do Vento [Autor da obra original, diretor e roteirista.]
1979 O Castelo de Cagliostro [Diretor, autor do storyboard  e Roteirista.]
1968 Horus: O Príncipe do Sol [Cenografista.]

Não vai dar pra comentar cada uma de suas obras aqui porque ficaria gigantesco, mas eu pretendo falar de cada uma delas no blog em breve, e assim que o fizer colocarei os link's nesse post. Mas voltando ao post, provavelmente esse foi um dos post's que eu mais gostei porque me propor a estar imersa nas obras do Hayao é simplesmente encantador. Eu não sei como descrever a grandiosidade de suas obras, Miyazaki é simplesmente perfeito ao que se trata do mesmo, "o espírito de um idealista projetando sonhos". A sutileza, a delicadeza, os traços, o enredo e a alma das suas obras podem ser equiparadas a mais autentica forma de arte. "Vidas ao vento" foi sua última obra, confesso que é triste pensar que não verei novas criações vindas do mesmo. Mas creio que o que é bom se eterniza e dessa forma desejo profundamente que as pessoas tenham a sorte que eu tive de conhecer suas obras e que possam contempla-las da melhor maneira, espero realmente que saibam ver a grandiosidade que possui cada um dos detalhes expressos, e que se vejam tão envolvidos e encantados quanto eu fiquei. Colocarei a sinopse de cada um dos seus trabalhos mencionados acima, espero que gostem.





1968 - Horus: O Príncipe do Sol: Horus, um garoto que vive na Época do Ferro na região da Escandinávia recupera a Espada do Sol, que estava pressa na grande rocha Moog. Com a morte de seu pai, Horus decide que deveria voltar à terra de seus ancestrais para defendê-los de Grunwald, o demônio do gelo. No caminho, conhece Hilda, uma linda e enigmática garota que esconde um terrível segredo.

1979 - O Castelo de Cagliostro: Lupan é um ladrão famoso, e após um roubo bem sucedido, percebe que foi enganado e roubou notas falsas. Disposto a encontrar a origem do dinheiro falso, ele descobre que o dinheiro vem de um país distante e esquecido, já famoso pela fabricação de dinheiro falso no mundo todo, e encontra Clarisse, a herdeira da família real de Cagliostro. Clarisse está em perigo devido ao segredo que sua família esconde.

1984 - Nausicaä do Vale do Vento: Em um mundo poluído pelo homem, e miserável pelas Guerra, os países que sobreviveram estão isolados uns dos outros e lutam para sobreviver ao Mar da Corrupção, uma floresta de vegetação e insetos venenosa. Nausicaä é a Princesa do Vale do Vento, um dos países que sobrevive em paz, quando é atacado por um dos países. Nausicaä precisa defender seu povo e compreender a floresta venenosa.


1984 - Meitantei Holmes - Temporada 1: É um anime baseado nos livros da série de Sherlock Holmes de Arthur Conan Dyle. Os personagens são animais ( na maior parte, cães ). O desenho é composto por 26 episódios exibidos de 1983 a 1984. O anime é uma parceria entre a Tokyo Movie Shinsha ( a mesma de Sonic X ) e a televisão italiana RAI. 6 episódios foram dirigidos por Hayao Miyazaki ( que mais tarde fundaria o Studio Ghibli ) enquanto os demais ficaram sob a responsabilidade de Kiyosuke Mikuriya.


1986 - O Castelo no Céu: Um rapaz tem sua vida virada de cabeça para baixo quando uma menina cai do céu. Ela estava sendo caçada por piratas, então ele decide ajudá-la a voltar para o castelo no céu que morava, ao mesmo tempo que a protegerá de seus perseguidores.







1988 - Meu Amigo Totoro: Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa. 





1989 - O Serviço de Entregas da Kiki: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir. 

1991 - Memórias de Ontem: Taeko Okajima é uma jovem também pede licença de férias, em suma, ser capaz de voltar para casa para Yamagata, as pessoas de sua irmã, e onde a criança viveu os momentos mais felizes da sua vida. No curso de sua jornada aa fazenda da família e Taeko residência mais tarde recordar a sua ira passado na escola, enquanto vivem intensamente este, não sabendo o que fazer com a sua vida e se o acesso a pressões familiares se casar com o fazendeiro Toshio com a qual ele se junta a um afeto poderoso.

1992 - Porco Rosso: O Último Herói Romântico: Na Itália entre as duas guerras, caçadores de prémios ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino, mais conhecido por Porco Rosso. Gina, cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos.



1994 - PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins: O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem.

1995 - Sussurros no Coração: Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas curiosamente todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. Há encontros e desencontros típicos da vida de uma adolescente e a descoberta de um grande amor.

1997 - Princesa Mononoke: A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.

1999 - Meus Vizinhos, Os Yamadas: O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança.

2001 - A Viagem de Chihiro: Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

2004 - O Castelo Animado: Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.


2006 - Contos de Terramar: Algo estranho caminha sobre a terra. O reino está se deterioando. Pessoas estão começando a agir diferente, pessoas estão começando a ver dragões, que não deveriam entrar no mundo dos humanos. Diante desses estranhos eventos, Ged, um feiticeiro nomade, está investigando a cause. Durante sua jornada, ele conhece o Príncipe Arren, um adolescente perturbado. Enquanto Arren parece apenas um garoto tímido, ele tem um grave lado negro, que lhe concede força, um ódio implacável e que não tem misericórdia, principalmente quando se trata de proteger Teru, uma órfã. Para os oportunistas essa é uma ocasião perfeita, e Bruxa Kumo decide usar Teru como isca contra Arren, e somente Ged poderá ajudá-lo a superar seus medos e recuperar Teru.

2008 - Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar: Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana. 

2010 - O Mundo dos Pequeninos: Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

2010 - Akage no An: Gurîn Gêburuzu e no michi: Anne é uma menininha órfã que chega ao seu novo lar conquistando a todos. Dos onze aos dezessete anos, ela estuda e faz amigos, mas em um dado momento precisa fazer uma escolha importante que pode mudar sua vida.








2011 - From Up on Poppy Hill: A adolescente Umi vive em cima de colina, com vista para o porto de Yokohama. Desde que seu pai desapareceu em alto mar, ela ergue duas bandeiras no quintal de casa, como uma mensagem lançada ao horizonte. Estes sinais tornam-se conhecidos por todos os jovens do bairro, sendo o objeto de um artigo no jornal do câmpus. O autor do texto, Shun, acaba se aproximando de Umi, dando início a uma relação entre os dois. Mas quando eles descobrem um segredo sobre o passado de ambos, esta história de amor e amizade corre o risco de desaparecer.

2013 - Vidas ao Vento: Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

2013 - Estúdio Ghibli, Reino de Sonhos e Loucura: "O filme nos transporta a uma verdadeira viagem por dentro do Studio Ghibli, por meio do diretor Hayao Miyazaki, durante o desenvolvimento daquele que será o seu último filme, “Vidas ao Vento”.Esse documentário é simplesmente maravilhoso, tão bom que nem senti o tempo passar.É um documentário que vale muito a pena e que nos deixa com vontade de ver mais e mais de Hayao Miyazaki, um homem admirável, assim como o seu trabalho." -Asia Mundi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário