segunda-feira, 6 de julho de 2015

O que são fanfic's?



Oi, oi, oi gente o/ decidi fazer um post sobre fanfic's \ô ~todos pulam~
  
O que é fanfic?


Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, ou seja, é um tipo de narrativa ficcional baseada em personagens ou características de um trabalho de ficção já existente. ~Tcharan~



Escrever fanfic's tornou-se uma atividade bem comum atualmente, diversos sites como o Nyah Fanfiction, o Spirit entre outros proporcionam aos escritores a possibilidade de postar e armazenar suas fic's, e aos leitores não só de ler, mas também de interagir com os autores. Na realidade é cada vez mais comum encontrar em um site de fic's pessoas que escrevam historias totalmente "originais" (que não é baseado em nenhuma outra história) ~sou uma dessas pessoas~, assim como encontrar pessoas que escrevam sobre algum shipp seu. Eu particularmente acho fascinante e cativante e o mais legal é que existem fanfic's para todos os gostos, idades e afins. Bom eu vou colocar alguns gêneros abaixo e suas definições pra concluir o post o/.


Exceto os gêneros comuns que não preciso explicar como ação, amizade, comedia, aventura, drama, mistério, ficção científica, violência, suspense, terror, tragédia...

Crossover - História que mistura personagens de núcleos diferentes, fazendo-os interagir entre eles. Por exemplo: Juntar personagens de animes diferentes em uma única fanfic, fazendo com que os mesmos interajam entre si.
Darkfic - História abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes.

Ecchi - História contendo cenas de pornografia leve, geralmente apenas insinuações.

Hentai - História com cenas explícitas entre casais hétero.
Lime - História com cenas implícitas, tanto entre casais hétero, quanto homossexuais. Devem ser obrigatoriamente classificadas como +16


Angst (angústia) - um drama muito mais aprofundado, mais trabalhado. Caracteriza-se principalmente por descrever os conflitos internos e feridas emocionais sofridos pelo (s) protagonista(s).
Orange
 - História com cenas explícitas entre mulheres.
Paródia 
- Imita, geralmente de forma cômica, alguma forma de entretenimento. Seja um anime, um livro, um seriado, etc. No cinema, um bom exemplo de paródia são os filmes "Todo Mundo em Pânico".
Poesia
 - Poemas ou Poesias escritos em versos ou em prosa.
Songfic
 - Neste tipo de texto a história segue acompanhando a letra (ou tradução) de alguma música escolhida pelo próprio autor, como uma espécie de trilha sonora.
Universo Alternativo 
- Este tipo de história transporta os personagens para um novo enredo com uma nova temática, totalmente diferente do original. Por exemplo, os personagens de Harry Potter não vivem entre o "mundo real" e o da magia, são adolescentes comuns e possuem uma banda de rock. Neste caso, nada da história original é reaproveitado, você apenas utiliza os personagens e suas personalidades. 
Yaoi
 - Fanfic envolvendo cenas românticas entre dois personagens masculinos.
Yuri
 - Fanfic envolvendo cenas românticas entre dois personagens femininos.
Death Fic
 - História em que um (ou mais) personagem principal morre.
Furry 
- História que inclui personagens não totalmente humanos (personagens com partes do corpo de animais, tais como rabos, orelhas, pelos, etc).
Horror 
- História capaz de assustar os leitores, promovendo neles medo, horror e terror.
Humor Negro
 - História que utiliza situações consideradas politicamente incorretas, de natureza mórbida ou de mau gosto, que também são usadas para divertir os leitores.
Lemon
 - História com cenas explícitas entre homens.

Romance Diferentemente da televisão e do cinema, a história que possui como gênero o romance não se trata de um relacionamento amoroso entre dois personagens. Na literatura, romance é designado a uma história com diversos núcleos diferentes, cada um envolvendo um diferente mistério e personagens únicos. Um bom exemplo para este gênero é a coleção de livros Harry Potter. (Mas pode ser utilizado para definir relacionamentos amorosos) .


Fluffy (fofo) -
 
as fics fofinhas. Aquelas que dão vontade de apertar. Geralmente evitam grandes conflitos e drama ou, quando existem, este sempre são sempre solucionados rapidamente e da melhor forma, dando a todo mundo um final feliz e bonitinho.
Sci-Fi -
 
fanfic que abordam temas mais científicos, em um universo mais tecnológico; tipo Jornada nas Estrelas, Minority Report, viagens temporais, etc.
Shonen-ai - 
Retrata relações românticas mais leves entre homens.
Shoujo-ai
 - Retrata relações românticas mais leves entre mulheres.
One-shot -
 Fanfic de capítulo único. Escritores de ficção original preferem o termo “conto”, porém, one-shot também é de amplo uso para a situação.
Longfic -
 Fanfic de longa duração. Termo semelhante, mas não idêntico, a saga (ver termo). Não existe um consenso sobre qual seria o tamanho mínimo ou máximo para que uma fanfic seja considerada longfic.



Só esses Sah?  Não, existem outros trocentos gêneros, mas como falei só vou citar alguns aqui de qualquer forma clicando "Aqui" você pode encontrar outros termos. O post não está legal e é isso que acontece quando eu to doente, mas foi isso espero que tenha sido útil ^.^ Kisses :*




Nenhum comentário:

Postar um comentário